mundi

Mundi - Compare Preços de Passagens Aéreas e Hoteis

Pesquise Preços

boo box

buscape

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

buscape

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

carrossel

sacks perfumaria afilio

Afilio Viajanet

Afilio Walmart

xp investimentos afilio

greenvana

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Cuide do seu Pescoço!


Os cuidados com o pescoço e colo devem fazer parte do seu ritual diário de beleza! Eu confesso que esqueço do coitado, mas vamos comeaçar a tratar esta região como merece? Cida


A maioria das mulheres não trata o pescoço e o colo tão bem quanto o rosto. Dessa maneira, criam um contraste nada atraente: enquanto a pele do rosto está esticadinha e macia, colo e pescoço apresentam manchas e flacidez. Saiba quais são as atitudes obrigatórias para você usar e abusar do decote sem dar vexame:

A pele dessa região é tão sensível quanto a do rosto e sofre com os mesmos vilões: variações de temperatura, radiação solar, ar condicionado, cigarro, poluição -além, é claro, da ação do tempo. Sem falar nas conseqüências da movimentação muscular constante, da gravidade, do ganho de peso, de posturas incorretas e até da posição em que você dorme. O resultado de tudo isso é desidratação, flacidez, rugas, manchas, acúmulo de gordura ("queixo duplo") e até lesões pré-cancerígenas.

"Ao passar os cremes, muita gente pára na altura da mandíbula", diz o dermatologista Otávio Macedo. "As pessoas só lembram de cuidar do pescoço quando os danos aparecem, principalmente os provocados pelo sol." Rosto, pescoço, colo e mãos são as regiões que mais sofrem com a fotoexposição. "O pescoço tem uma certa proteção arquitetônica, mas o colo fica exposto. Por isso, digo às pacientes que o rosto vai até o começo do sutiã: os produtos têm que ser aplicados em toda essa região", diz a dermatologista Verônica Tariki.
Saiba o que pode ser feito para garantir a beleza dessa região e transforme as regras num hábito.

Higienizar
Cuidado simples e essencial. Limpe o pescoço com o mesmo sabonete, loção ou gel que usa no rosto. Já o colo merece um banho caprichado, sem buchas muito ásperas. A única exceção vai para quem tem pele acnéica: nesse caso, é necessário seguir as recomendações do dermatologista.

Esfoliar
Deixe de lado os produtos corporais. Escolha um esfoliante facial sem grânulos e passe suavemente na pele úmida, com movimentos circulares. "A região é delicada e a esfoliação deve ser feita uma vez por semana, apenas para retirar as células mortas superficiais", diz a esteticista Elzbieta Yunan.

Hidratar
Peles desidratadas são mais frágeis, ásperas e sem elasticidade: no pescoço não é diferente. Como prevenir é sempre melhor, deixe a preguiça de lado e capriche na hora de passar os cremes. Existem produtos específicos para o pescoço e o colo, mas os hidratantes de uso diário funcionam bem nessa região, assim como as máscaras faciais. Atenção: cosméticos noturnos podem ter ingredientes fotossensibilizantes, como ácido retinóico, e não devem ser usados durante o dia. Se a pessoa não tiver acne, pode passar cosméticos com textura mais cremosa no colo. Caso o produto não tenha fator de proteção solar, espere dez minutos e aplique um filtro, com FPS no mínimo 15.

Invista em fórmulas com peptídeos (aumentam a tonicidade e estimulam a produção de colágeno), hidroviton (retém líquidos no tecido), lactato de amônio (retém água nas camadas mais profundas da pele), vitamina C (estimula a formação de colágeno), idebenona (combate os radicais livres), DMAE (tensor), elastinol (aumenta a elasticidade e resistência) e ácidos como hialurônico, glicólico e retinóico (ação antienvelhecimento).

Prevenir
Esta é sempre a atitude mais certeira, seja qual for a idade. Quanto antes você começar, melhor. Não dá para fugir das conseqüências da herança genética e do envelhecimento, mas existem algumas atitudes que fazem a diferença. Aprenda o que fazer para evitar:

Manchas e flacidez
O segredo é reforçar a proteção solar. Na cidade, o mesmo filtro do rosto pode ser pas-sado no pescoço e no colo. Mas, como o colo fica mais exposto, se a pessoa ficar muito tempo ao ar livre o FPS dessa área deve ser maior. Evite usar perfumes na pele descoberta -mesmo as versões sem álcool podem provocar manchas se tiverem notas cítricas.

Rugas verticais
Tome cuidado com a posição em que você dorme. Deitada de lado, o peso do braço e do corpo comprime o peito, formando uma linha no meio dos seios. Para evitar isso, durma de barriga para cima. Ou, de lado, abrace um travesseiro. E hidrate muito bem a região.

"Queixo duplo"
Para evitar o acúmulo de gordura localizada sobre o queixo, o ideal, claro, é manter o peso sob controle. Neste caso, a dieta irregular é mais vilã do que a herança genética. Além disso, é melhor evitar travesseiros muito altos.

Revitalizar
Quando o pescoço e o colo já apresentam rugas, manchas, ressecamento, falta de brilho e um pouco de flacidez, é preciso caprichar um pouco mais no tratamento, investindo em cosméticos com maior concentração de ativos, em combinações de ingredientes mais eficazes e em tratamentos mais potentes, capazes de recuperar os danos e resgatar a beleza da pele.

Nos cremes ou nos peelings, os ácidos retinóico, glicólico, mandélico e tricloroacético (ATA) aceleram a renovação celular, combatendo manchas e rugas. A escolha do ácido é feita pelo médico e varia de acordo com o estado e o tipo de pele. O ácido mandélico, por exemplo, deixa a pele com textura aveludada e, por não ser fotossensível, vai bem durante o dia e à noite. Usado em diferentes concentrações, o ATA é indicado para peles mais envelhecidas, muito manchadas e marcadas.

O ácido hialurônico é conhecido pelo alto poder hidratante e produz ótimos resultados nesses casos. A novidade é que acaba de ser liberado no Brasil, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Restylane Vital, um ácido hialurônico injetável, sintético e estável. "Com a mesma concentração do produto usado para preencher rugas superficiais, esta versão é ideal para tratar peles muito danificadas, principalmente no pescoço e colo. O ácido é injetado entre a derme média e profunda, onde age fazendo a hidratação de dentro para fora, ponto a ponto, em toda a extensão da ruga", diz a dermatologista Verônica Tariki. O tratamento também pode ser feito de forma preventiva, para evitar o ressecamento da região.

Aparelhos de luz pulsada, como o Harmony, e de laser, como o Alexandrita, dão bons resultados quando o objetivo é apagar manchas solares no pescoço e colo. Dependendo do comprimento de onda, é possível estimular o colágeno, melhorar a textura e a saúde da pele. Atenção: os médicos não recomendam o laser de CO2 nessa região, pois o risco de provocar cicatrizes é alto.

Corrigir
Quando a pele está muito danificada, flácida, sem viço, manchada, com feridinhas, acúmulo de gordura e muitas rugas, as soluções precisam ser mais radicais, e mais próximas da cirurgia plástica. Mas existem técnicas capazes de adiar a operação por alguns anos.

Para tratar as rugas profundas, recuperar o contorno do rosto e estimular a formação de novo colágeno no colo e no pescoço, a melhor opção é o ácido poli-L-lático, o Sculptra. "Com esse preenchedor, há melhora do aspecto e textura da pele, que fica menos enrugada e mais densa. Combate também a flacidez e o queixo duplo, melhorando o contorno facial", diz a dermato-logista Adriana Leite. É preciso fazer três aplicações, com intervalo de um mês entre elas, e os resultados ficam visíveis a partir da segunda sessão.

O aparelho Thermacool é considerado top de linha no combate à flacidez. O equipamento de radiofreqüência libera calor nas camadas profundas da pele, estimulando a produção de novo colágeno em até três meses. No rosto, o uso não tem restrição e os resultados são excelentes. Mas não pode ser aplicado na região da tireóide -por isso, não trata as rugas frontais do pescoço. "Pode ser usado com sucesso nas laterais do pescoço e sobre a 'papada', mas é mais indicado quando a pessoa vai tratar o rosto e aproveita para fazer no pescoço. Se o problema for apenas pescoço e colo, é melhor optar pelo Sculptra", diz a dermatologista Verônica Tariki.

Como a incidência de sol é maior no colo, ele é bem mais agredido que o pescoço. Além das rugas e manchas, podem aparecer lesões ásperas chamadas queratoses actínicas. São feridinhas avermelhadas que podem provocar coceira. Nesse caso, é preciso procurar um dermatologista. "Mexer e arrancar as casquinhas é uma agressão semelhante à dos raios ultravioletas", alerta o dermatologista Otávio Macedo. "Se não forem tratadas adequadamente, elas podem evoluir e virar câncer de pele", diz a dermatologista Ana Cristina Fasanella. Uma das técnicas mais modernas é a terapia fotodinâmica, que vem substituindo a cirurgia. O médico passa uma medicação específica nas lesões e irradia uma luz por cerca de 20 minutos. "Há uma interação do produto com as células danificadas, que em seguida necrosam, sem interferir nas células saudáveis", afirma Otavio Macedo. A pele fica mais lisa e sem cicatrizes.

Em alguns casos, a lipoaspiração é uma boa solução para redesenhar o contorno do rosto, colocar a musculatura no lugar e eliminar o excesso de pele. "A lipoaspiração local é indicada para tirar a gordura acumulada no pescoço de pessoas com pele jovem, com boa elasticidade e pouca ou nenhuma flacidez. O procedimento é simples, mas requer muita atenção, porque não dá para aspirar muita gordura do pescoço: existe o risco de criar depressões e até piorar o processo de envelhecimento da região", diz o cirurgião plástico José Yoshikazo Tariki.

Depois dos 40, é mais fácil perceber os sinais de enfraquecimento e frouxidão do músculo do pescoço (platisma). Nesses casos, a cirurgia plástica é mais recomendada. Dependendo do estado da pele, pode ser feita uma lipoaspiração junto.

Cuidados básicos:
• Evite água muito quente no banho;
• Procure secar a região sem esfregar, só com um toque suave da toalha;
• Passe um bom hidratante na região, no pescoço pode ser o mesmo do rosto;
• Use diariamente protetor solar, pelo menos com fator 15;
• Uma vez por semana faça uma máscara hidratante na região após uma esfoliação suave, especialmente as máscaras tensoras são especialmente indicadas;
• Atenção com o use perfumes atrás da orelha, o sol pode provocar manchas e queimaduras.
• Uma postura ereta, ombros para trás e cabeça erguida também ajudam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário